
PROJETO – PROARTE – PROMOÇÃO DE ARTE ESPÍRITA.
ARTE ESPÍRITA
“Sim, certamente, o Espiritismo abre à arte um campo novo, imenso e ainda inexplorado; e quando o artista reproduzir o mundo espírita com convicção, haurirá nessa fonte as mais sublimes inspirações […].” Allan Kardec – Obras Póstumas
ARTE
O que é Arte?
“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse ‘mais além ‘que polariza as esperanças das almas”.
Emmanuel – O Consolador
“O Espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as informações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis superiores da harmonia e de beleza que regem o universo, vem oferecer aos nossos pensadores e artistas inesgotáveis temas de inspiração.”
Léon Denis
– O Espiritismo na Arte “As Artes não sairão do torpor em que jazem, senão por meio de uma reação no sentido das idéias espiritualistas.” […] “[…] é matematicamente certo dizer que, sem crença as artes carecem de vitalidade e que toda transformação filosófica acarreta necessariamente uma transformação artística paralela.”
Allan Kardec – Obras Póstumas
A ARTE ESPÍRITA
O que é a Arte Espírita e qual o seu objetivo?
A Arte Espírita é uma manifestação cultural dos espíritas que se propõem a aliar os princípios e valores éticos e morais do Espiritismo às manifestações artísticas em geral, por meio da arte-educação, a serviço do bem e do belo.
A Arte Espírita traduz os postulados espíritas em seu conteúdo, na finalidade e na intenção que inspirou o processo criativo e na nascente do coração que se propõe a servir.
A Arte Espírita tem por objetivo a divulgação da Doutrina Espírita, aliada ao entretenimento e à educação, à luz do Consolador prometido pelo Cristo.
“Assim como a arte cristã sucedeu à arte pagã, transformando-a, a arte espírita será o complemento e a transformação da arte cristã.” Allan Kardec – Obras Póstumas
A Arte Espírita, na sua finalidade precípua de transformação interior, pode ser apresentada nos mais diversificados meios de comunicação tanto no meio espírita, quanto fora dele, alcançando a mídia, praças, palcos de auditórios, universidades, teatros, etc.
PROARTE – PROMOÇÃO DE ARTE ESPÍRITA.
O projeto é uma iniciativa da AME, Aliança Municipal Espírita e tem como objetivo apresentar a arte Espírita.
Tem como proposta, proporcionar momentos de convivência saudável e construtiva; pois através da arte as pessoas, se apropriam de conhecimentos.
O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia.
“ARTE”, serve como um instrumento de motivação e reflexão, tão importantes.
Desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.
Certamente que sem a “arte” nossa vida seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar plenamente todas as nossas emoções e paixões.
A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade.
“No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial” (Ferreira,2008).
Assim, através do Projeto “PROARTE” A AME, apresenta uma oportunidade que possibilitará um momento diferente e inesquecível.
Este projeto tem como objetivos, estimular o gosto pelas artes e participar de situações de convívio e socialização.
Incentivar a arte como oportunidade e proporcionar momentos agradáveis e de prazer. Criar laços de amizade, desenvolver a sensibilidade pela arte.
Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer as pessoas de uma forma divertida.
A Arte é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor, linguístico e moral.
Dentro de um contexto social, quando um indivíduo está criando, significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa.
Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo que nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos.
O mais importante é permitir que diferentes grupos de pessoas, se integrem, esquecendo o preconceito de valores, distinção de raça, estrutura familiar; pelo contrário, é possível estruturar todos esses tópicos.
Em quais modalidades Artísticas pode a Arte Espírita expressar-se?
A Arte Espírita abrange todas as modalidades de arte que intentem expressar no seu conjunto a mensagem e os valores da Doutrina Espírita.
A veiculação pode dar-se por meio de teatro, música, cinema, televisão, literatura, poesia e prosa, dança, pintura, desenho, arte digital, etc.
Em quais circunstâncias podemos empregar a Arte Espírita?
As diversas modalidades de expressão artística podem ser estimuladas ou desenvolvidas de uma maneira geral nos núcleos espíritas ou em eventos específicos, tais como:
- Na divulgação de conteúdo doutrinário nas atividades de evangelização infanto-juvenil (teatro infantil, fantoches, músicas, dança, literatura infantil, jogral, etc.);
- Nos eventos de confraternização para harmonizar e/ou alegrar o ambiente (coral, grupos de música, jogral/poesia);
- Na harmonização em palestras e eventos comemorativos (coral, grupos de música, dança, pequenas dramatizações, poesia, etc.);
- Nas reuniões de assistência espiritual com algum caráter comemorativo (palestra com arte, música, declamação de poesia);
- Nos eventos artísticos beneficentes para ajudar instituições espíritas nas suas necessidades financeiras (peças teatrais, grupos de músicas, etc.);
- Na divulgação da Doutrina Espírita para o grande público (cinema com temática espírita, peças teatrais, grupos de música, TV, Rádio, Internet, etc.);
- Nos eventos específicos para grupos de arte para troca de experiências, tais como mostras de arte e shows artísticos;
- Em algumas atividades da casa espírita onde possa usar-se a música cantada ou instrumental, para fins de sensibilização e preparação do ambiente.